30 de janeiro de 2015

Livros fraude

Quando estava a ver as notícias na Internet deparei-me com um artigo que chamou a minha atenção e me deixou indignada. O artigo fala de livros que foram editados como sendo verídicos mas descobriu-se que são uma fraude. O artigo foi  escrito por Isabel Lacerda para a Domingo (se não estou enganada). Para saberem mais pormenores sobre os livros e ver o artigo click aqui.

Muitas pessoas gostam e compram livros que são considerados fatos reais ou no mínimo inspirados em acontecimentos reais (eu sou uma delas). O artigo fala sobre alguns desses livros que tiveram milhões de vendas e passados vários anos descobriu-se que afinal os autores tinham mentido e inventado parte ou a totalidade dos fatos narrados.
Num dos casos foram os próprios autores que revelaram a mentira mas na maior parte das vezes só são descobertos porque investigadores descobrem as inconsistências na história.
O pior é que, por vezes, somos duplamente enganos. Primeiro lê-mos o livro e depois ainda fazem o filme inspirado no livro.

Enquanto leitora sentiria-me revoltada e enganada caso tivesse lido algum dos livros referidos. Quando compro algo gosto de saber o que compro e quando estou a ler um livro com fatos verídicos espero que isso seja verdade, caso contrário comprava um livro de ficção ou de fantasia.

Por acaso não li nenhum dos livros referidos no artigo mas como sou uma apreciadora deste género de livros posso já ter lido outras fraudes que ainda não foram reveladas. Este fato é sempre uma incógnita, nunca se sabe a certeza apenas podemos confiar nos autores e na sua honestidade.

Devem estar a perguntar-se porque leio este género de livros?
Eu respondo. Leio porque posso ter a perspetiva de algo que as pessoas apenas podem especular (nos casos de quase morte e pessoas que dizem ter visto o céu),  conheço pessoas reais e a sua história de vida (no caso de testemunhos de violência, agressões, raptos, etc).
É claro que não acredito em tudo o que leio. Se num livro diz que estiveram a falar pessoalmente com Deus ou com Anjos tenho dificuldades em acreditar mas fico sempre a perguntar-me: Será verdade? E se fosse  mudaria alguma coisa na minha vida?

E vocês gostam de ler livros deste género?
O que acham dos livros deste género?

10 comentários:

  1. Olá!

    Não tinha visto este artigo, mas vi há algum tempo uma review de um livro que era suposto ser uma história verídica, mas depois vim a descobrir que afinal ra tudo uma fraude. Sinceramente já não me lembro do nome do livro, só sei que era um livro do "Clube de Livro da Oprah".
    Eu gosto bastante de ler este género de leitura e quando vi essa notícia fiquei a pensar se já "tinha sido enganada". è muito chato quando somos enganados dessa forma. Sem comentários.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O que mais me chateia é ser enganada. Mesmo que o autor escrevesse uma nota a dizer que era ficcional até era capaz de ler na mesma. O chato é ser considerado não ficção e depois descobre-se que é tudo inventado.
      Sempre que leio não ficção também me pergunto se terá realmente acontecido ou se o autor alterou algumas coisas para a história ficar melhor e assim vender mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,

    Olha nem tinha conhecimento disto, é mau sem duvida, fazes muito bem em alertar e chamar a atenção para este tipo de situação.

    Seja como for o importante é lermos e gostarmos isso é quanto a mim o mais importante.

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim é importante gostar-mos do que lemos e a única coisa que critico é que os livros deviam ser considerados ficção. Devia haver honestidade entre autor, editoras e leitores.
      Eu até acho mal que as editoras tenham tirado do mercado os livros assim que se soube da fraude. Mas também acho que deviam por um aviso a dizer que o livro não é uma história verídica.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá
    Não conhecia o artigo mas fizeste bem em divulgar. Não é um género que costume ler mas é muito mau sermos enganados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu até gosto deste género, embora não seja dos meus favoritos.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tânia
    Estou boca aberta com o teu post nunca tinha ouvido_lido_ tal coisa, andamos a comprar gato por lebre, essas pessoas tem que ser processadas sem sombra de dúvida.
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu não iria tão longe. Mas acho que deviam de avisar ou por um aviso no livro que o autor mentiu. Assim o leitor podia escolher se ainda assim lia ou não o livro. Embora o ideal seria haver honestidade e não publicarem algo ficcional como sendo verídico.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu passei-me quando descobri que Queimada Viva era fake ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não li esse livro mas é muito irritante pensar que aquela história aconteceu, sentir-mos pena da pessoa e depois ficar a saber que era tudo mentira.

      Eliminar