2 de fevereiro de 2015

TAG - Problemas de um leitor

Eu adoro estas TAG que fazem perguntas sobre nós e os nossos hábitos. Confesso que tenho dificuldades em responder às que temos de associar livros a determinadas coisas.
Vi esta TAG no blogue da Tita, http://o-prazer-das-coisas.blogspot.pt/. A TAG estava em PT-BR e eu tentei por em PT-PT.
São 11 perguntas sobre alguns problemas que acontecem ou podem acontecer aos leitores. Espero que gostem.

1. Tens 20 mil livros para ler. Como decides o que vais ler?
No máximo já tive 8 livros por ler, nisso sou muito poupada. Primeiro leio e só quando estiverem a acabar é que compro novos. Mas respondendo à pergunta primeiro lia os mais interessantes, aqueles que eu achasse que ia gostar mais.

2. Estás no meio de um livro, mas não está a gostar. Paras ou continuas?
Normalmente continuo mas faço um bocadinho de batota e vou passando à frente parágrafos. Só paro se não estiver a gostar mesmo muito do livro e mesmo assim ainda vou ver o final para saber o que acontece às personagens.

3. O fim do ano está a chegar, mas não tão perto de finalizar a meta de leitura. O que pretendes fazer e como?
Eu não me importo com metas. Se não consegui não há problemas.
Prefiro apreciar o livro com calma do que passar à frente folhas ou ler apressadamente.

4. As capas de uma série que amas são horríveis! Como lidas com isso?
Leio a série na mesma. A história é que interessa.

5. Todo o mundo, incluindo a tua mãe, gostam de um livro que não gostas. Como compartilhas esses sentimentos?
Infelizmente eu sou a única leitora. Quando a minha mãe pergunta o que ando a ler eu começo a fazer um resumo bastante detalhado do livro mas passados 2 minutos (ainda vou só no inicio da história) alguém muda educadamente de assunto (normalmente perguntam o que é o jantar ou se está a chover).
Respondendo à pergunta, hipoteticamente se isso acontecesse eu argumentava as outras pessoas argumentavam, dizíamos o que mais gostamos, o que mais detestamos e continuávamos amigos.

6. Estás a ler um livro em público e estás prestes a começar de chorar. O que fazes?
Paro de ler e começo a pensar em coisas felizes (arco-íris e unicórnios lol). Só choro em público se não o conseguir evitar.

7. A sequência do livro que amas acabou de sair, mas esqueceste parte da história anterior. Lês o anterior novamente? Pulas para a sequência? Lês uma sinopse ou resenha? Choras de frustração?
Leio o anterior novamente e se gostar muito da série posso mesmo reler todos os livros anteriores.

8. Não gostas que ninguém, NINGUÉM, pegue os teus livros emprestados. Como educadamente dizes às pessoas NÃO quando elas perguntam?
Eu não me importo de emprestar, até gosto de fazer trocas mas existem duas coisas que eu exijo que respeitem. 1) Que devolvam o/os livro/os e 2) Devolvam nas mesmas condições.
Caso não devolvessem dizia que primeiro tinha de me entregar o livro anterior e só depois emprestava outro e se o entregassem sujo ou danificado dizia para ter mais cuidado e caso voltasse a acontecer nunca mais emprestaria aquela pessoa.

9. Déficit de Atenção. Não consegues ler os livros que querias no último mês. O que fazes para voltar a ler mais?
Eu não gosto de forçar. Prefiro ler menos e aproveitar a leitura.

10. Há muitos livros novos que foram lançados e que estás a morrer de vontade de ler! Quantos deles realmente compras?
Primeiro vejo quanto dinheiro posso gastar e depois vejo quais os que realmente quero ler, quais os mais interessantes e até quais os mais baratos.

11. Depois de teres comprado os novos livros que tanto querias, quanto tempo eles ficam na tua prateleira antes de realmente o leres?
Começo logo a ler nessa noite ou assim que acabar de ler o que já tinha começado.

8 comentários:

  1. Olá,

    Bela tag sim senhor e partilho de muitas das tuas respostas, essa de fazer batota está gira não és a única ehehe. Tambem acho que não devemos ler forçados, vamos lendo à medida que podemos e sim é complicado ler coisas que nos emocionem nos transportes públicos já me emocionei :D

    Bjs e boas tags :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu só faço batota se não gostar mesmo do livro.
      E se estiver em público quase a chorar largo logo o livro. Deve ser constrangedor as pessoas começarem a perguntar o que aconteceu ou se está tudo bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá!

    Tenho visto esta tag em vários blogues. Talvez a faça. Gostei das respostas :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostava de ver as tuas respostas. Esta TAG é interessante.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá!!
    Também prefiro este tipo de tags onde podemos "partilhar" um pouquinho de nós do que aquelas que temos que associar livros, até porque normalmente acabo por escolher sempre os mesmos =P
    E sim, o importante é ler sem nos sentimos forçados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu ainda só fiz uma TAG para associar livros mas tive imensas dificuldades e mudei de livros diversas vezes.
      Se a leitura for forçada não ganhamos nada.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei a Tag está muito relacionada com as leituras e as compras é super interessante. Gostei da tua honestidade nas respostas, em relação a mim só mudaria duas coisas tenho perto de 600 livros por ler em casa e continuo a comprar um mau vicio, quando não gosto de um livro paro de o ler, pego nele mais à frente e normalmente tenho uma grande surpresa pois gosto.
    Beijocas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada. Enquanto pessoa, eu acho que a honestidade e a verdade são muito importantes principalmente porque se queremos que as pessoas nos conheçam e confiem nas nossas opiniões é necessária essa transparência. Além do mais eu sou uma péssima mentirosa sou sempre apanhada.
      Quanto aos livros, para mim, é fácil não ter uma pilha por ler porque compro aqueles que me interessam e requisito na biblioteca outros e assim consigo ter sempre livros para ler.
      Não podemos ser todos iguais. Embora nestas TAG existem sempre algumas semelhanças entre nós leitores viciados.
      Beijinhos

      Eliminar