14 de julho de 2015

A informadora de Lindsey Davis


Sinopse

Roma, ano 89 DC. As regras ditam que uma mulher deve ser submissa e modesta. Não deve levantar a voz, vestir roupas extravagantes, sair à noite, beber ou desafiar a autoridade… e muito menos envolver-se em assuntos criminais.
Flávia Albia contraria todas estas normas (e mais algumas). Vive sozinha na zona boémia de Roma, cultiva amizades pouco recomendáveis e não se coíbe de lutar pelos seus direitos. Filha de um detetive, Flávia decidiu desde cedo seguir os passos do pai. Mas a investigação é uma profissão masculina. Para ser respeitada, ela sabe que terá de ser a mais rápida, a mais perspicaz, a melhor.
Flávia é a única a reparar que o número de mortes inexplicáveis tem vindo a aumentar na cidade. Por não terem ligação entre si nem indícios de violência, não levantaram suspeitas. As denúncias de Flávia são ignoradas pelas autoridades, que estão demasiado ocupadas com a organização dos Jogos de Ceres, o momento alto do ano. E até mesmo a própria Flávia, distraída com a perspetiva de um novo romance, não vê que a morte está demasiado perto de casa…

Opinião

Albia, como lhe chamam os amigos, é uma informadora (nos tempos modernos são investigadores). Esta profissão é estritamente masculina mas Albia consegue enfrentar a sociedade.
Os assassinatos começam quando uma criança é atropelada e morre, como último recurso, Albia é contratada. Logo após esta tragédia começa a haver algumas mortes súbitas e é Albia que dá conta desta anomalia e começa a investigar. No decorrer das investigações conhece Andrónico um homem que tem tanto de encantador como de egoísta e manipulador que está sempre pronto para fofocar. Depois temos Tibério, o mensageiro do edil (o edil é um cargo politico, muito importante), um homem rude e sem maneiras mas que quer descobrir quem anda a matar pessoas.
Entre o namorico com Andrónico, as mortes sem explicação (5 no total) e as investigação, Albia acaba por entrar na mira do assassino quando finalmente descobre quem é.

Eu cometi o erro de ler as notas da autora antes de começar a ler o livro e descobri qual o método utilizado pelo assassino. Parece que este método era realmente utilizado na Grécia antiga e muitas pessoas morreram assim. Talvez este facto me tenha ajudado a que as minhas suspeitas tivessem recaído sobre a pessoa certa e descobri com bastante antecedência quem era o assassino. Basta seguir os concelhos da pessoa certa e é fácil descobrir o assassino. A verdadeira surpresa é Mânlio Fausto, o edil. Embora se fale dele desde o início do livro só no fim é que se descobre quem é. Eu também estava desconfiada sobre quem seria o edil mas achei a situação impossível ou pelo menos bastante improvável de acontecer mas parece que a autora não achou o mesmo.

Neste livro encontramos alguns mistérios, algum romance, muitos segredos que serão revelados e perseguições. Albia é uma mulher madura, independente (apesar de viver num mundo onde os homens é que mandam) e forte. Adorei a personalidade de Albia e de como ela lida com as diversas situações.

Classificação:Muito Bom

10 comentários:

  1. Olá Tânia
    Este é daqueles livros que me chamou a atenção, logo quando foi editado em Portugal, pela sinopse pois relembra-me um pouco os livros do Gordiano, o Descobridor.
    Espero um dia ainda o ler pois acho que vou gostar e a tua opinião só serviu para ficar ainda mais convencida disso =)
    Beijinhos

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      É capaz de haver algumas semelhanças entre os dois protagonistas mesmo que a única seja a acção passar em Roma.
      Eu adorei o livro e recomendo-o. Acho que vais gostar dele.

      Eliminar
  2. Olá Tânia,
    Já tinha ouvido falar do livro, gostei da tua opinião e certamente espero um dia poder vir a ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Fico contente que tenhas gostado da opinião. Tenho a certeza que se leres o livro também vais gostar da história. Albia é uma mulher fascinante e embora eu achei fácil de descobrir o assassino é um livro cheio de aventura.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois miga,

    Olha que bem, um policial mas com Histórico tambem bem presente, vejo que deve ser um livro bem interessante, fica registado, volta e meia sabe bem ler estes livros, sempre com enigmas e mistérios por revelar ehehe

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Este livro foi uma agradável surpresa. Estava à espera de mais romance mas encontrei mistérios, perseguições e muita aventura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Penso que ainda não conhecia este livro e não sei se será bem o meu género, contudo a tua opinião deixou-me curiosa e com a ideia de que este será um livro interessante e com uma história bem fora do comum aliando dois géneros literários que penso que é raro ver juntos: policiais e histórico. Parece muito interessante, sem dúvida.
    Gostei da tua opinião. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Compreendo a tua situação. Sempre que vejo uma opinião fico com vontade de ler o livro mas depois por receio de não gostar ou porque há outros que acho serem melhores ou mais adequados ao meu género acabo por não ler.
      Eu adorei o livro e só o posso recomendar.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá
    Lembro-me de ver este livro e a sinopse ja há algum tempo e achar interessante. Mas depois nunca mais ouvi falar dele.
    Gostei da tua opinião, vou ver se agora já não me esqueço dele ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei muito da história e só te posso recomendar a sua leitura.
      Beijinhos

      Eliminar