4 de abril de 2015

A minha Páscoa


Olá,

Este post estava programado para sair amanhã, Domingo de Páscoa, mas como não vou ter tempo para ir ao blogue decidi antecipar a publicação.
Nestes últimos dias andei a pensar no que devia escrever sobre a Páscoa e qual o seu significado para mim. A primeira coisa que me veio à cabeça foi que as tradições já não são como antigamente.
Lembro que ainda há poucos anos na quarta-feira de cinzas e todas as sexta-feiras até à sexta-feira santa não podíamos comer carne. Lembro-me que a minha mãe cumpria rigorosamente o jejum e só podíamos comer peixe (eu que gosto de peixe nunca me queixei, o mesmo não posso dizer dos restantes familiares). Para os mais esquecido (eu principalmente que muitas vezes perguntava onde estava o fiambre) a minha mãe escondia tudo o que fosse fiambre, chouriço ou paio. Agora apenas comemos peixe na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, todas as outras sexta-feiras comemos carne.
Mas não é só em casa que a tradição mudou. Há alguns anos que o padre da minha paróquia vem a insistir que devemos fazer jejum não de alimentos (comer peixe não é jejum para mim, jejum seria passar o dia todo sem comer, mas pronto) mas de algo que gostamos muito de fazer. Ou seja, fumadores não fumarem, viciados em café não beberem a bica e por aí fora. No meu caso os meus piores vícios são ler, ver séries e chocolate.

Mas o que realmente é a Páscoa? Para além de se receber o afolar. Para mim é a lembrança de que Jesus morreu para nos salvar e que ressuscitou.
Eu sou uma pessoa de fé embora ultimamente os padres me tenham tirado alguma por causa dos escândalos de pedofilia e o amor ao dinheiro. Mas não quero falar sobre isso porque me ensinaram que há 3 temas sobre os quais não se deve começar um debate/discussão: religião, desporto/futebol e politica. Nunca ninguém está de acordo. Continuando, sou uma pessoa de fé e não existe maior altruísmo do que morrer (tão dolorosamente) por pessoas que nem conhecemos. Quando era criança não percebia porque matar alguém inocente, porque Jesus se tinha sacrificado e porque ressuscitara. Agora que sou adulta sei que as coisas não se passaram bem assim. Não acredito em tudo que vem na bíblia porque “quem conta um conto acrescenta um ponto” e depois a bíblia foi escrita muitos anos depois de Jesus morrer.

Esquecendo a parte religiosa outra coisa que me fazia confusão (antes de saber trabalhar com um computador) foi o coelho da Páscoa e dos ovos. Como os coelhos não põem ovos achei uma conjugação improvável mas os coelhinhos são mais fofinhos do que as galinhas talvez por isso tenham escolhido o animal felpudo de quatro patas em vez das galinhas.
Segundo as minhas pesquisas descobri que existe a lenda de que uma mulher pintou ovos e os escondeu para oferecer aos filhos pela Páscoa. Quando os pequenos encontraram os ovos viram um coelho a passar e assim uma história tão pequena vira tradição.

Beijinhos e Boa Páscoa

10 comentários:

  1. Olá Tânia
    Uma Santa Páscoa para ti e para os teus. Aqui na minha casa ainda se cumpre a tradição de não comer carne só peixe durante todo o período da quaresma, às sextas claro. Ainda pintamos os ovos cozidos para decorar a casa não os escondemos pois já tenho sobrinhos muito grandes. Mas fazemos o minuto de silêncio na sexta feira santa às 3 horas, hora da ressurreição de Jesus Cristo. Enfim a tradição ainda é o que era.
    Beijinhos e boas leituras pois também as faço durante a Páscoa;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Espero que tenhas tido uma boa Páscoa.
      Em minha casa, no Domingo, esperamos pela visita Pascal e beijamos a cruz. Nunca pintamos ovos nem os escondemos. Lembro-me que uma vez, na escola, fizemos uma caça aos de chocolate, mas em casa nunca o fizemos.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. A Páscoa correu bem nós também beijamos a cruz e recebemos o compasso.
      Beijinhos;)

      Eliminar
    3. Não sabia que se chamava compasso à visita Pascal. Mas é normal que de região para região a mesma coisa tenha nomes diferentes.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ois,

    Espero que tenhas tido uma boa Páscoa, é uma altura que não ligo muito, apenas juntamos a família para comer todos juntos (dentro do possível) algo que fazemos com muita regularidade ao longo do ano :)

    Gostei de ler o teu comentário e eu gosto de discutir esses temas, temos é que ter sempre respeito pela opinião dos outros ehehe, eu sou do SLB mas sei reconhecer que o FCP tem sido superior nas últimas décadas :D

    Bjs e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A minha Páscoa foi boa, correu tudo bem. A única coisa que difere dos outros dias é a visita Pascal e é claro que juntamos a família. Espero que também tenhas tido uma óptima Páscoa.
      Quanto aos 3 temas sobre os quais não se deve começar uma discussão existe uma razão para existir. É claro que se respeitar-mos a opinião dos outros podemos aprender algumas coisas mas são temas sensíveis e é fácil dos ânimos se exaltarem.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Espero que tenhas tido uma boa Páscoa.
    Quanto à data do post, quando for assim, agenda e publica auomaticamente no dia que queres.
    Relativamente às tradições, por aqui agora também é só na quarta de cinzas e sexta feira santa que se come peixe.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nunca fiz um agendamento mas sabia que era possível mas esqueci-me.
      As tradições estão a mudar. Daqui a alguns anos vai-se deixar de comer peixe nesta altura e possivelmente também se deixará de fazer a visita Pascal.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. É mesmo. Eu moro em Lisboa mas adoro ir passar a Páscoa a Braga porque lá ainda se vive muito esta época e é lindo! E adoro o facto de irem à casa das pessoas, estar tudo enfeitado... é pena que mais dia menos dia também há-de desaparecer.

      Eliminar
    3. Com a passar do tempo as tradição mudam ou acabam. Infelizmente tendem a acabar.

      Eliminar