7 de fevereiro de 2015

A Primeira Aldeia Global de Martin Page

  

Sinopse

Quando Jonas foi engolido pelo «grande peixe», tentava apenas escapar para o território que é agora Portugal. Foi aqui que Aníbal encontrou os guerreiros, as armas e o ouro que tornaram possível a sua marcha sobre Roma; e Júlio César, a fortuna que lhe permitiu as conquistas da Gália e da Inglaterra. Durante a Alta Idade Média, mais a norte, os governantes árabes integraram Portugal na civilização mais avançada do mundo. Após a conquista de Lisboa, pelos Normandos, o novo Portugal levou Veneza à bancarrota e tornou-se a nação mais rica da Europa.
Antes de ser eleito Papa, com o nome de João XXI, Pedro Hispano, nascido em Lisboa, escreveu um dos primeiros compêndios modernos sobre Medicina que, um século mais tarde, era livro de consulta obrigatória em quase toda a Europa. Os Portugueses levaram as túlipas, o chocolate e os diamantes para a Holanda, introduziram na Inglaterra o hábito do chá das cinco e deram a Bombaim a chave do Império. Ensinaram a África a proteger-se contra a malária e levaram carregamentos de escravos para a América. Introduziram, na Índia, o ensino superior, o caril e as chamuças e, no Japão, a tempura e as armas de fogo.

Opinião

 Durante os dias em que estive a ler o livro voltei às aulas de História de Portugal. Digo isto porque este livro não é um romance histórico mas uma aula de história. A única diferença é que não estava numa sala cheia de adolescentes barulhentos mas sim confortavelmente na cama.
O autor enaltece Portugal. Fiquei a saber mais sobre as nossas origens, os invasores romanos e árabes, as nossas conquistas, as aventuras marítimas, a grandeza dos nosso reis, dos exploradores, dos santos e dos guerreiros. Também aborda os tribunais da inquisição. Por último é referido o fim das dinastias, o início da República, a ditadura e as guerras.
Este livro pode ser chato e aborrecido mas sem dúvida que engrandece o povo Português e é principalmente uma lembrança e um lembrete do contributo que os portugueses deram ao mundo.
Mas o mais interessante é que o livro parece escrito por um Português que ama o seu País mas, o livro, é escrito pela perspetiva de alguém que não é Português mas que viveu em Portugal durante alguns anos.
Algumas das personagens abordadas no livros são: D. Afonso Henriques, Pêro da Covilhã, Bartolomeu Dias, João II, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, Pombal, António de Oliveira Salazar, Mário Soares  e muitos outros.

Os Portugueses foram os melhores navegadores, conquistadores e conseguiram transformar um Condado  num País glorioso. Agora somos um País envelhecido, onde os mais jovens tem de emigrar para ter trabalho, onde há idosos com reformas de duzentos e poucos euros, onde as discrepâncias salariais são enormes e onde os nossos profissionais não são reconhecidos. Lá fora os nossos Portugueses ganham prémios e são-lhe dadas verbas para pesquisa enquanto que por cá mal conseguem sobreviver.
É claro que os Portugueses tiveram os seus altos e baixos. Nem tudo foi conquistas e vitórias também existiu sofrimento, opressão e derrotas.

Enquanto lia senti-me orgulhosa, triste e desapontada ao mesmo tempo. Orgulhosa pelo País que fomos e triste pelo País em que nos tornamos. Neste tempo de crise sem dúvida que o livro fez aumentar o meu ego de Portuguesa.
 
 
Classificação: Gostei

4 comentários:

  1. Olá,

    Olha deve ser um livro bem interessante, sempre ficamos a saber um pouco mais sobre o nosso povo, escreve-se sobre tanta coisa :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É sempre bom saber mais sobre o nosso País e como chegamos aqui.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O livro parece muito interessante! De facto, os portugueses sempre foram um povo de grandes feitos e é mesmo uma pena o estado decadente a que chegámos...
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu não tinha noção que os Portugueses tivessem tantos feitos e tão grandiosos.
      Nesta época de crise soube bem lembrar que fomos um País glorioso.
      Beijinhos

      Eliminar