2 de novembro de 2015

Lago Perdido de Sarah Addison Allen


Sinopse

A primeira vez que Eby Pim viu Lago Perdido foi num postal. Apenas uma fotografia antiga e algumas palavras num pequeno quadrado de papel pesado, mas quando o viu soube que estava a olhar para o seu futuro.
Isso foi há metade de uma vida. Agora Lago Perdido está prestes a deslizar para o passado de Eby. O seu marido George faleceu há muito tempo. A maior parte da sua exigente família desapareceu. Tudo o que resta é uma velha estância de cabanas outrora encantadoras à beira do lago a sucumbirem ao calor e à humidade do Sul da Georgia, e um grupo de inadaptados fiéis atraídos para Lago Perdido ano após ano pelos seus próprios sonhos e desejos.
É bastante, mas não o suficiente para impedir Eby de abrir mão de Lago Perdido e vendê-lo a um empreiteiro. Este é por isso o seu último verão no lago… até que uma última oportunidade de reencontrar a família lhe bate à porta.

Opinião

Eu andava muito curiosa em ler algo desta autora porque vi óptimos comentários a este e outros livros de Sarah. Tenho de vos dizer que todas as criticas sobre a magnifica escrita da autora são verdadeiros.
Simplesmente envolvi-me na história e na vida das personagens que quis que se tornassem reais.

Este é um livro que me fez sonhar com o Verão e com a férias, que ainda falta tanto para ter. Eu consegui imaginar-me no Lago Perdido a desfrutar de uma tarde de Verão a ler um bom livro ou a namorar. Amei quase todas as personagens desde Kate (uma viúva que finalmente acorda para a vida desde que o marido morreu), Devin (a filha de Kate), Eby (uma mulher bondosa que ajudou muitas famílias), Lisette (cozinheira e amiga de Eby), Wes (que teve infância traumática), até aos únicos 3 hospedes que não abandonaram Lago Perdido – Selma (uma pessoa arrogante e parece não se preocupar com ninguém), Bulahdeen  (uma idosa simpática) e Jack (que está apaixonado por Lisette e nunca teve coragem de lhe dizer).

Gostei da autora não se ter focada apenas na história de Eby e na de Kate. Ao longo do livro conhecemos também a vida dos hospedes e da cozinheira.

Lago Perdido é sobretudo uma história sobre a família, a amizade, o amor, a perda dos nossos familiares (mais especificamente os maridos) e segundas oportunidades. Mas também demonstrando-nos que o futuro não tem de ser um espelho do passado nem nos obriga a ir com a corrente. É sim a nossa oportunidade para nos superarmos e mudarmos os nossos finais.


Classificação: Melhor impossível

12 comentários:

  1. Viva,

    Por acaso estou como tu, tenho lido comentarios que vão neste sentido, ser uma excelente escritora e pelo que percebo estamos na presença de um muito bom romance, sabe bem ler volta e meia estes livros :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Eu gostei muito deste romance e quero ler mais livros desta autora principalmente porque Lago Perdido tem continuação (só espero que não seja cancelado).
      Além do mais tem um pouco também de fantasia. Esqueci-me de, na opinião, acrescentar outra personagem o aligator que já foi uma pessoa.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda não li nada da autora, mas gostei muito da tua opnião e convenceste-me com o último parágrafo :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Tânia,
    Já tinha lido os outros livros da autora e quando finalmente este livro foi publicado, li-o logo em inglês =)
    Gostei mas não achei tão bom como os outros.
    Portanto agora tens que ler os outros ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu amei Lago Perdido. Se os outros são ainda melhores tenho mesmo que ler. Alguma sugestão? Qual foi o que mais gostaste?
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tânia,
    Já me recomendaram livros desta autora, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    A tua opinião vem reafirmar a minha vontade de ler algo dela :)
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Amei mesmo o livro.
      Só posso recomendar que leias.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tânia
    Li O Quarto Mágico da mesma autora no ano passado e gostei bastante.
    Por isso também quero ler este livro, que pelos vistos vale a pena ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Este foi o 1º livro que li da autora mas sem dúvida que quero ler mais. Fiquei rendida à escrita da autora.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Tânia,
    Li este livro e adorei. Aliás, gosto muito da escritora! Todos os seus livros têm um toque de magia, as personagens são extremamente bem construídas e, ao mesmo, ela consegue contar uma série de histórias dentro da mesma história!
    Gostei da tua opinião.
    E já agora, tenho uma TAG sobre hábitos de leitura no meu blog e taguei-te para responderes às questões:
    http://kelaraparigadoslivros.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É muito bom este livro e quero ler mais desta autora.
      Assim que puder vou responder à TAG.
      Beijinhos

      Eliminar