25 de outubro de 2015

Contos de Fadas em suas versões originais – Hans Christian Andersen


Sinopse

Contos de Fadas em suas versões originais – Você achou que conhecia o final dessas histórias.
Porem, os contos de fadas não foram criados para entreter crianças. Os cenários envolvem muito mais terror, tortura, sofrimento e pobreza que os estúdios de Hollywood poderiam descrever.
Os melhores contos de fadas foram escolhidos de forma criteriosa, cujas histórias centenárias crescem para um horizonte escuro e sombrio, onde não há censura ou limites. Seus finais nem sempre envolvem casamentos ou futuros felizes, onde a moral prevalece sobre os pecados.
Nesta coleção, nada mais será escondido ou censurado. A chave para conhecer os contos de fadas mais obscuros esta em suas mãos. Você tem coragem de abrir esta porta?
Uma edição de leitura deliciosa, com 10 contos completos e mais de 50 ilustrações para serem apreciadas no silêncio da noite.
“Contos de Fadas ficam conosco para sempre, e conhecer a origem dos contos que amamos neste volume é inteiramente imperdível.”
— Mandy Porto, autora de Sussurros da Alma e Diário de um Anjo

Opinião

Antes de começar quero agradecer à Carla do blogue Atmosfera dos livros que me indicou o site Lelivros de onde tirei este. Para quem estiver interessado neste livro clique aqui.

Eu nunca fui fã dos contos de fadas mesmo quando era mais nova. Sempre achei muito irrealista e detestava os príncipes que não faziam nada e mesmo assim conquistavam a rapariga/princesa. Mas decidi ler este livro porque como é contos originais estava à espera de finais não felizes e coisas mais violentas, sangrentas e diferente dos contos de fadas habituais.
Assim senti-me enganada 2 vezes, pela capa. Primeiro porque não são os contos originais – sangrentos, violentos e com finais não tão felizes. Mas também não são os contos que estamos habituados a ver. Estes contos são um ponto intermédio entre os originais e os da Disney. Depois a capa volta a enganar quando diz que o autor é Hans Christian Andersen porque não menciona os outros autores como Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm.
O conto que me pareceu ser mais diferente do que conhecia é o da Pequena Sereia. Todos os outros me pareceram bastante idênticos aos da Disney embora existam sempre algumas pequenas diferenças.

O facto de estar em Português do Brasil vez-me um pouquinho de confusão mas gostei de conhecer outra versão dos contos de fadas e li pela primeira vez outros.
Neste livros encontramos os contos seguintes: Barba Azul, A Pequena Sereia, Branca de Neve, Pele de Asno, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, A Amendoeira, A Pequena Vendedora de Fósforos, Cinderela e Sapatinhos Vermelhos.

Adorei a introdução que fala um pouco sobre a vida atual mas como desejamos um conto de fadas. Qual é a rapariguinha que não sonhou em ser um princesa e o rapazinho que não sonhou ser um guerreiro forte?
Sei que não costumo publicar excertos dos livros mas neste caso vou deixar algumas frases retiradas da introdução.

“Somos hoje uma sociedade formada por mulheres carentes e homens insatisfeitos. Não temos o príncipe encantado nem a coroa sobre as nossas cabeças. Arrastamos nossos vestidos de noiva como crianças, cujo véu negro do sonho deformado cega a satisfação pelo real amor independente de exigências.
Um amor que aceita as dificuldades não apenas do parceiro que escolhemos para a vida, mas também de pais que não correspondem à nossa época e não sabem lidar com as nossas revoltas juvenis. Somos crianças mimadas criadas por Shakespeare. Somos ciumentos, possessivos e, algumas vezes, cruéis.
As telas de cinema refletem outra realidade que preenche, por algumas horas, o vazio criado por nós. Choramos com os finais felizes de um casal eternamente apaixonado, rico e de boa família. Não temos mais de esfregar o chão como gatas borralheiras ou cuidar dos filhos que esperneiam de fome durante a noite mal dormida. Apenas plantaremos rosas no jardim e brincaremos com as crianças em um dia de sol ao lado do lago. Dormiremos abraçados com o amor de nossas vidas, o coração batendo rápido com a deliciosa sensação de segurança. Nosso maior perigo é um dragão que tenta acabar com nosso amor pela vida com seu hálito de fogo, porém não precisamos fazer muito para que ele seja derrotado. Normalmente, derrotado por outra pessoa senão nós. Uma exteriorização total dos problemas e soluções.”
 
Classificação: Gostei

14 comentários:

  1. Viva,

    Tambem não sou muito adepto de contos, embora reconheça que há muitos com qualidade, pelo que percebi valeu a pena a leitura, ainda bem ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei mais desta versão do que das tradicionais e embora estivesse à espera de coisas mais macabras valeu a pena.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Eu sou um pouco uma desgraça em termos dos contos infantis, conheço muito poucos.
    Mas fiquei bastante interessada neste livro :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este livro tem alguns dos contos mais conhecidos como a Cinderela, Capuchinho vermelho, Branca de neve e os 7 anões e outros menos conhecidos.
      Eu gostei de ler outros contos menos conhecidos.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia,
    Gostei imenso desta tua opinião. Gosto muito do Andersen.
    Acho que é dos poucos autores de quem gosto mesmo de ler contos.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo elogio é sempre bom ver que as pessoas gostam.
      A pequena sereia foi o conto que mais gostei do Andersen e talvez de todo o livro.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Não sou muito adepta de contos infantis, mas este livro parece-me ideal para quem aprecia os mesmos. :)
    Eu confesso que tenho alguma dificuldade em ler ebooks com português do brasil, normalmente disponbilizam imensos ebooks até mesmo de livros lançados recentemente em portugal, mas faz-me sempre alguma confusão ler em português do brasil, é uma coisa muito rara de acontecer!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      No inicio realmente faz alguma confusão mas para melhorar eu faço mentalmente a "tradução" para português de Portugal e torna-se mais fácil, pelo menos, para mim resulta.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Já baixei o livro e logo que possa vou ler, adoro contos infantis e contos de fadas.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Nesse caso acho que vais gostar deste livrinho.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Tânia,
    Por acaso já li um livro de contos dos Irmãos Grimm e gostei muito. Não conhecia este mas vou já resolver o assunto =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece muito interesante e tenho muitas ganas de le-lo.
    Boa resenha.
    Beijos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Se não o tiveres físico podes fazer o download.
      Bejinhos

      Eliminar