31 de outubro de 2015

A Verdade e Outras Mentiras de Sascha Arango



Sinopse

A Verdade e Outras Mentiras é um thriller psicológico que reúne inteligência, elegância, comédia negra e um elemento surpresa tão forte que nos hipnotiza desde o primeiro momento.
Henry Hayden, um escritor de sucesso com um passado secreto, seduz toda a gente com a sua sensualidade e os seus modos de dandy. Mas a vida de fachada que construiu é subitamente ameaçada quando Betty, a amante, lhe revela que está grávida. Desesperado por salvar o seu casamento e o enorme sucesso literário de que goza, Henry comete um erro fatal e, na ânsia de o consertar, entra num vórtice imparável de mentiras e destruição.

Opinião

“A verdade e outras mentiras” é um livro do género thriller psicológico com um pouco de comédia negra de duzentas e poucas páginas.  Este é um género que não me atrai e demorei algum tempo a ler porque não tive tempo para me dedicar à leitura mas noutras circunstâncias teria lido num instante.

O livro conta-nos a história de Henry um escritor de sucesso que vive das aparências e com um passado muito sombrio. Quando a amante engravida Henry tenta resolver o assunto da maneira mais fácil (ou mais difícil já que as coisas correm mal). Assim vai elaborando uma história para não se ver envolvido no crime.

Não consegui sentir empatia por nenhuma personagem. Também é verdade que o livro tem poucas personagens (mais ou menos uma dúzia) e achei Henry a mais fascinante embora Martha (a esposa de Henry) também tivesse potencial.
Henry mostrou-se uma personagem fascinante, complexa e inteligente porque conseguiu manter todas as mentiras até ao fim e dava a volta à situação de uma maneira inteligente. Henry não é uma personagem cativante mas tenho de admitir que muitas vezes fiquei na dúvida se a versão dos factos que Henry contava seriam verdade ou apenas mais uma mentira. Em vários momentos eu pensei: É agora que ele vai contar a verdade. Será esta a verdade?
O que me manteve agarrada ao livro foi a dúvida. Será que Henry sairá impune? Quando é que a verdade virá à tona?
Achei o final decepcionante. Esperava algo em grande, uma grande cena e um pouco de justiça.
Classificação: Gostei

10 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Não conhecia o livro mas pela tua opinião até que me estavas a chamar a atenção mas realmente foi uma pena teres achado o final decepcionante.
    Melhores leituras virão =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Este é um género que não me atrai mas até gostei do livro apenas o final realmente desapontou-me.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Para começar tenho a dizer-te que gosto da capa desse livro, deixa logo alguma curiosidade a pairar no ar. :)
    Parece ser um bom livro, leio poucos livros desse género literário mas quando leio gosto que mantenham o factor surpresa até ao fim sem se tornarem muito previsíveis como acontece em muitos, contudo parece que com esse livro a surpresa e a dúvida se mantiveram mesmo até ao final. Só foi pena foi o final, confesso que também dou grande importância aos finais.
    Nomeei-te para responderes a uma tag sobre hábitos literários (http://saboresedissaboresliterarios.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html) :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também gostei muito da capa e do seu significado.
      Este género não me atrai mas é bom ir variando.

      Assim que poder respondo à TAG.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    Bem quando as personagens não ajudam fica mais difícil o livro cativar e depois com o final a ser fraquito...mas pronto melhores leituras virão :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente espero por melhores leituras embora esta não tenha sido muito má. Não consegui foi criar empatia por nenhuma personagem.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Esse é um tipo de livro que me atrai e acho que até iria gostar mas... estou mesmo a imaginar o final e se for como penso é o suficiente para baixar a cotação do livro. Ainda assim gostaria de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O final não é previsível, ou eu acho que não é. Talvez tenhas uma surpresa se o leres.
      Se este é o teu género recomendo que o leias talvez sejas surpreendida.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá
    É uma pena quando o final nos dececiona :s
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim fiquei desapontada mas não podemos adorar todos os livros.
      Beijinhos

      Eliminar