10 de outubro de 2015

A todos os rapazes que amei de Jenny Han


Sinopse

«Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei — cinco, ao todo.
Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca a fosse ler. Porque na verdade não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim. Quando acabo de a escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-a na minha caixa de chapéu verde-azulada.
Não são cartas de amor no sentido estrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não quero estar apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é como uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos era para isso que deveriam servir.»

Opinião

Este livro foi uma agradável surpresa. Isto porque, poucos dias depois de o encomendar vi uma opinião super negativa e pensei seriamente em deixá-lo de lado mas depois vi algumas opiniões positivas e comecei a ler com alguma relutância.

Assim conheci Lara Jean uma adolescente com duas irmãs (uma mais nova e outra mais velha). A irmã mais velha vai para a Universidade e cabe a Lara Jean ser agora a mais responsável já que a mãe morreu quando eram pequenas e Margot (a mais velha) assumiu o papel da mãe. Kitty (a mais nova) é muito divertida.
Lara Jean costuma escrever cartas sinceras aos rapazes de quem gostou mas nunca as enviou, nem o pretende fazer. Mas quando essas mesmas cartas são enviadas aos respetivos rapazes gera-se a confusão e é claro momentos muito divertidos e constrangedores. Depois temos algum drama adolescente, paixões e segredos.

O livro surpreendeu-me porque tinha as minhas expectativas baixas e por isso gostei mais do que estava à espera. Não o considero uma grande obra mas foi divertido e um bom entretimento.

Em breve irá sair o segundo livro e embora não esteja ansiosa quero-o ler e continuar a seguir as peripécias da Lara Jean.

Classificação: Gostei muito

12 comentários:

  1. Olá,
    Este livro tem tido opiniões até que positivas.
    Até há quem diga que é a leitura ideal para ler neste tempo de Outono por ser uma leitura mais leve, por isso talvez venha a lê-lo futuramente e preferencialmente depois de ler o segundo. :)
    Gostei da tua opinião, parece que apesar de não ser um grande livro é um livro que vale a pena ler porque às vezes sabe bem fazer estas leituras mais leves e divertidas e se pretendes ler o segundo é porque este primeiro até valeu a pena.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Esta é sem dúvida uma leitura leve e divertida que se lê em qualquer altura.
      Tenho a certeza que vais gostar e espero por saber a tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Ora muitas vezes é isto que pretendemos no livro, que nos proporcione uma leitura mais leve e agradável, ainda bem que te surpreendeu pela positiva, bom sinal :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Foi sem dúvida um boa surpresa porque as minhas expectativas estavam baixas, talvez por isso é que me surpreendeu e acabei por gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá
    Eu li este livro e adorei, foi uma leitura da qual guardo excelentes recordações.
    Mas tem sequência agora estou à espera que seja lançada em portugal.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei se é uma trilogia ou se tem mais livros mas quero continuar a seguir os dramas da Lara Jean.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Este parece bom para quando temos pouco tempo e queremos algo mais leve e agradável. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim é uma leitura rápida, leve e divertida. E o mais engraçado é que acabamos por nos rever naquele drama juvenil e lembrei-me um pouco da altura em que andava na escola.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!
    Vejo boas opiniões deste livro. Embora seja um género que não leia muito, talvez um dia lhe dê uma oportunidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Por vezes é bom sair da nossa área de conforto. Acho que este livro agrada a todas as idades apesar de ser um pouco juvenil.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá
    Tenho alguma curiosidade neste livro, acho que o vou acabar por ler quando me apetecer uma leitura mais leve.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    É realmente uma leitura leve, divertida e bastante juvenil. Fico curiosa em saber a tua opinião.
    Beijinhos

    ResponderEliminar