23 de junho de 2015

Prisão de gelo de Ana Ferreira


Sinopse

"Duas mulheres encarceradas numa prisão de gelo tentam manter viva a memória de quem são e do porquê de estarem presas."

Opinião

Antes de mais quero agradecer ao blogue Sabores e Dissabores Literários que divulgou este conto.

O download é gratuito e podem-no fazer aqui.

Resumindo. Berta está presa mas não sabe qual o crime que cometeu nem há quanto tempo está presa. Apenas pensa em Alice e na vida que queriam ter juntas.
Gostei especialmente do último capitulo onde podemos saber o que aconteceu a Alice. Como anteriormente tinha visto apenas a perspectiva de Berta pensei que Alice tivesse sido esquecida. Ainda bem que a autora decidiu "matar a curiosidade" porque eu imaginei vários finais para esta personagem.
Mas este livro não fala apenas da homossexualidade. Fala dos medos, angustias e receios de alguém que o único crime que cometeu foi amar outra pessoa do mesmo sexo.

Eu odiaria viver num mundo como o descrito no livro.

Valeu a pena arranjar 15 minutos para ler o conto. Gostei e apenas posso recomendar que o leiam.

É uma opinião muito curta mas não me posso alongar demais porque incorro no erro de dar spoiler e embora eu queira despertar a vossa curiosidade, não quero, de modo algum impedir que apreciem e se surpreendam com o conto.

Classificação: Gostei


17 comentários:

  1. Gostei bastante do conto :D Tem um tema tão actual e o final aberto dá espaço para pensar em vários cenários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Tenho pena que a autora não explorasse mais o mundo que criou.

      Eliminar
    2. Ela escreveu o conto há uns aninhos e depois teve receio que, se explorasse mais, acabasse por estragar o conto :/

      Eliminar
    3. Também só soube quando falei com ela :P

      Eliminar
    4. Essa interacção entre leitores e autores deve ser muito boa.

      Eliminar
  2. Olá,
    Tenho também esse conto cedido com todo o carinho pelo blogue Sabores e Dissabores Literários, mas ainda não o li.
    Vamos lá ver quando o leio.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      O conto lê-se em 10 ou 15 minutos e vale a pena.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    A ver se leio, pelo que percebo vale bem a pena :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei. E tendo em conta que é grátis e lê-se em poucos minutos, não se perde nada.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tânia,
    Li este conto pouco tempo depois de ter sido disponibilizado e também gostei! E percebo como é bem difícil de comentar sem fazer spoilers =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu que tenho dificuldades em expressar-me tenho de rever várias vezes as opiniões antes de as publicar para garantir que não dou spoiler e mesmo assim às vezes corre mal.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Fico muito feliz por teres conseguido ler o conto e por teres gostado, claro!
    É mesmo um bom conto e na minha opinião até era uma história que podia dar uma boa ideia para um livro. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada por me teres cedido o conto. Sem ti esta leitura não teria sido possível.
      Gostei bastante do conto.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Olá,
      É de graça e lê-se em 10 minutos. Vale a pena.
      Beijinhos

      Eliminar