30 de setembro de 2014

Spoiler ou não spoiler

A ideia não é original e tenho a certeza que outros bloggers já escreveram sobre se gostam, ou não, de dar/ler spoilers. Eu não pesquisei sobre o assunto, apenas vou dar a minha opinião e quais os meus critérios para dar/ler spoilers. A única coisa que vi na Internet foi o significado de SPOILER que é revelar elementos importantes da história (ex: contar o final, ou o que vai ocorrer com determinado personagem).
Para ser spoiler não precisa contar o fato todo, pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.

Quando sou blogger

Quando escrevo no meu blog e dou a minha opinião sobre determinado livro, tento não dar spoilers. Para quem é blogger sabe que, por vezes, é difícil resumir o livro de maneira a transmitir os nossos sentimentos, o que mais gostamos e odiamos no livro sem revelar toda a história.
 Eu tenho algumas dificuldades de comunicação e preciso de me repetir algumas vezes para explicar o que outras pessoas faziam com meia dúzia de palavras. Sei que sou um pouquinho chata mas é o meu jeito de escrever.
Sempre que sei que vou dar spoilers aviso. Cada pessoa é que deve escolher se quer, ou não, saber algo importante.

Quando sou leitora

Quando estou do lado de quem lê e não de quem escreve tenho em conta o livro/coleção.

É um livro que, em principio, vou gostar:

Sou da opinião que, por vezes, os spoilers tiram o suspense, o interesse da histórias e são uns estragas-prazeres. É como se espreitasse as últimas folhas do livro e visse como termina a história, por isso, se sei que vou gostar do livro não leio spoilers.

Se tenho dúvidas se vou gostar, ou não:

Neste caso uso os spoiler para me dar uma visão mais geral e tentar perceber se vou gostar do livro.

Cabe a cada leitor decidir se quer saber mais sobre o livro, antes de o ler. Mas todos temos gostos diferentes e só porque todos falam bem, ou mal de um livro não significa que é da mesma opinião. A única maneira de poder dizer : “Gostei” ou “Não gostei”é lendo o livro.
Cada leitor é um leitor e todos nós temos opiniões diferentes sobre determinado assunto. E tu, o que achas dos spoilers?

6 comentários:

  1. Olá,

    Boa reflexão, eu adoro especular e comentar sobre livros mas sempre que comento um livro tento não colocar spoilers e não gosto de os saber, mas por vezes ao tentar ler tanta informação sobre um determinado livro (por exemplo sobre teorias sobre a Guerra dos Tronos de George Martin) acabo por saber de coisas que não devia lol...quem me manda ser cusco :D

    No entanto por vezes não é determinante, pois pode até fazer ainda com mais vontade de ler o livro, muitas vezes acontecimentos são previsíveis, mas a forma como o escritor chega lá é o mais importante :D

    A ver se passo mais por estes lados, venham lá mais comentários :)

    Caso queiras aparecer bem vinda ;)

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. E assim que poder visitarei o teu blog.

      Eliminar
  2. Eu sou 100% contra spoiler, cada um tem as suas "pancas" e uma das minhas é detestar profundamente spoilers, tira-me completamente do sério.
    Há inúmeras maneiras de opinarmos um livro sem revelar partes importantes, é esse o desafio de termos blogs literários, usar a nossa imaginação e capacidade de escrita para expressar o que pensamos sobre determinado livro, o que nos fez sentir e o que fez mudar (ou não) na nossa vida e/ou forma de pensar e ver as coisas...

    Para spoiler, é para isso que servem os clubes de leitura, tanto em espaços físicos, pessoalmente, como em grupos do facebook, em que o pessoal combina ler determinado livro nesse mês, junta-se e comenta, ou grupos/páginas exclusivas de determinado livro para o comentarem.
    Ai sim, pode-se "spoilar" à vontade e o objectivo desses grupos e clubes é mesmo comentar toda a história do livro :)

    De resto considero que um bom blogger literário dá a sua espécie de sinopse e fala dos seus sentimentos enquanto leu o livro. Recomenda as leituras que mais gostou. Diz os que menos gostou. Dá a conhecer livros e escritores que de outra forma as pessoas não conheceriam, no meio de tantos. E pronto. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu sou a favor de Spoiler e em determinados livros vou prepositadamente à procura deles.
      Concordo que existem locais mais apropriados como leituras conjuntas mas para pessoas, como eu, que nunca participaram dessas actividades, os spoiler são o melhor método para dar uma espreitadela.

      Respeito a tua opinião e acho que tens razão nos argumentos.

      Bjos

      Eliminar
  3. Olá Tânia,
    Pois é o velho dilema spoiler ou não, eu tenho muita mas mesmo muita dificuldade em escrever a minha opinião sem falar um pouco sobre as personagens, claro que não conto o final do livro mas de certa forma conto um pouco do desenrolar da história. Mas faço isto também pelo facto de um dia quando quiser relembrar a leitura feita me lembrar da história.
    Por esse motivo tenho no canto superior esquerdo a nota atenção estes textos podem ter spoilers. Quando estou a ler uma opinião de um outro blogue e vejo que está a dar muitos dados paro de ler.
    Acho somente que deve haver um aviso aos leitores, a partir daí cabe a cada um decidir se quer ler ou não.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu tenho o mesmo problema. Gosto de fazer um breve resumo e acabo por escrever demais e algumas vezes nem dou conta que é spoiler porque estou tão embrenhada na história ou porque aquele momento não me pareceu tão importante.
      Sempre que acho que estou a escrever spoiler também aviso no próprio post mas sei que nem sempre me lembro de avisar.
      Beijinhos

      Eliminar